Tem muita gente sofre a bendita falta de auto-estima, ou baixo senso de merecimentos, ou ainda estes sentimentos somados à uma grande insegurança. E se você me perguntar como resolver, eu lhe digo: não sei! Mas percorrendo um longo caminho rumo à construção de uma existência melhor para mim, algumas coisas soam como um caminho a ser seguido.
Auto- estima tem muito a ver com como a gente se vê de fato. E aí eu tenho que te dizer que se você não fez nada especial ligado à sua existência grandes chances há de que você seja mediano mesmo. E aí quando você olha para si não acha grandes coisas. É claro que existem pessoas que são super especiais e acima da média. Mas são poucas. A maioria de nós precisa de um processo de dedicação para que haja crescimento, nisto que chamamos de vida.
Então uma das partes da auto-estima pra mim que fazem sentido é esta: a construção de um viver que seja de valor que tenha sentido.
Para isto é preciso desenvolver-se, profissional, cultural, intelectualmente e afetivamente. Daí você me diz: ai que difícil tudo isso! acredito que não mais difícil do que não gostar de si mesmo.
O segundo ponto é o valor que você sente que tem para alguém. Nós seres humanos somos seres relacionais então alguns validações sociais importam sim! Quais? Todas? Obvio que não! Aprenda a selecionar as pessoas as quais a opinião é importante. E quando tiver certeza de que querem seu bem, aprenda que muito do que você é, vem daquilo que seus queridos vêem em você! Por isso mais uma vez: sabia de verdade quem são seus queridos.
E por ultimo seja aquela/aquele que aprendeu a se apreciar, a valorizar cada pequena vitória. São as pequenas vitórias que forjam o soldado na batalha. Gostar de si pode ser um grande desafio então lute pra vencer, porque, de verdade? O mundo já tem gente vitimista demais.