Quando eu tinha uns 21 anos, estava no meu estágio da primeira pós graduação, bom eu de fato era muito nova, e inexperiente, mas é pra isso mesmo que se faz uma pós graduação, pelo menos em minha área é assim, porque é como a gente se especializa na área de interesse e ainda adquire experiência, na pós graduação a gente começa a de fato atender os pacientes sob uma supervisão um pouco menos controlada, afinal de contas já somos formados né?
E aí meus amores lá estava eu, atendendo pacientes num hospital publico e sem nenhuma experiência, havia um certo paciente ao qual estava sob os meus cuidados que tinha o diagnóstico de AVC talâmico, (este dado é só um detalhe) e minha supervisora chegou perto da maca onde eu estava e disse: quais são as causas do AVC talâmico? eu não fazia ideia e disse: não sei! Ah daí pra frente foi só ladeira abaixo, ela me chamou de vários nomes inapropriados para uma professoras chamar uma aluna, eu sai do local, fui até a escada de incêndio e ali eu chorava igual criança.
As lágrimas eram grossas mesmo, e de repente eu vi subindo pelas escadas um professor meu, ele era neurologista, e tinha me dado aula no ultimo ano, ele me viu naquele estado e perguntou: por que chora? eu respondi, ah nada não professor já já passa, ele calmo e sereno disse: posso ajudar? e eu quais as causas do AVC talâmico? ele passou uma meia hora ali me explicando o que era, quais os sintomas, quais os diagnósticos, eu me acalmei e voltei.
A esta hora a professora estava gritando no setor porque eu havia abandonado os pacientes, fingi não ouvir e continuei meu trabalho.
Voltei pra casa e fiquei um tempão pensando sobre… lembrei claramente de uma frase do meu avó: fia respeito é bom e todo gosta. Precisava fazer algo em relação a este assunto.
No outro dia chamei a professora para conversar, disse que ela tinha sido rude e ofensiva e que mesmo que houvesse uma hierarquia não aceitaria ser tratada daquela forma, ela não gostou mas entendeu. O fato é que o respeito, assim como a liberdade precisam ser conquistados, eles são dádivas divinas, como o respirar por exemplo, requer esforço e clareza. Clareza de que? de quem você é e do que merece como indivíduo. Ser mal tratado deveria ser inadmissível para cada um de nós assim como mal tratar.
Desejo que você vá lá e conquiste seu respeito.
Ah vou fazer um vídeo complementar sobre este assunto. Dá uma olhada no YouTube, irá se chamar “Por que as pessoas não me respeitam?”
Com amor Thaís.